O concelho de Penafiel, tal como foi identificado no Diagnóstico do Território efectuado pela equipa técnica do IDT (Centro de Respostas Integradas Porto Oriental), apresenta uma elevada prevalência de consumo de álcool associado a representações culturais de desvalorização do consumo, elevados índices de insucesso, absentismo e abandono escolar. Por um lado, a intervenção de prevenção será desenvolvida em função destes contextos de vulnerabilidade e procurará romper com o ciclo de transmissão geracional deste tipo de representações. Por outro, a intervenção de reinserção aposta em proporcionar respostas adequadas às necessidades de integração socioprofissional dos consumidores de substâncias psicoactivas.
Parte-se do princípio que a prevenção deverá proceder-se de uma forma universal, selectiva e/ou indicada de forma a se direccionar ao grau de vulnerabilidade de cada jovem, grupos de jovens e famílias e que alia acções de carácter informativo ao desenvolvimento de estratégias orientadas para a promoção de competências pessoais, sociais e parentais.
O desenvolvimento da reinserção compreende acções de promoção da cidadania, competências pessoais, sociais e pré-profissionais e dirigem-se a todos os indivíduos sinalizados como referido anteriormente. Assim sendo, o programa actuará na reestruturação do indivíduo conferindo-lhe competências de autonomia e responsabilidade. O envolvimento da comunidade, famílias e empregadores são outros objectivos do projecto.
O conhecimento das respostas locais, a criação de parcerias sólidas com as entidades que asseguram respostas ao nível da formação profissional afigura-se de uma importância extrema nos processos de inserção e a mediação social uma dimensão que deve ser integrada nas práticas das entidades com responsabilidades na área.
Sem comentários:
Enviar um comentário